Harmonização Orofacial é, na verdade, um conjunto de procedimentos estéticos realizados na face, a fim de deixar o rosto mais harmônico e/ou simétrico, sem criar ou redesenhar traços que as pessoas não possuem.
Na área da Saúde, a Odontologia é a única profissão que tem Harmonização Orofacial como uma Especialidade própria, embora, os Médicos, os Biomédicos e os Farmacêuticos Estetas podem realizar alguns dos procedimentos agrupados no âmbito da Harmonização Orofacial.
Assim, essa especialidade engloba vários procedimentos da estética dentária, tratamentos funcionais ligados à região oral, cuidados especiais com pele facial, modernos tratamentos para amenizar o envelhecimento, reestruturação facial, bioestimuladores de colágeno, preenchimento labial, emagrecimento facial entre outros procedimentos que, a cada dia, são incorporados ao escopo da HOF.
Hoje em dia, homens e mulheres estão cada vez mais vaidosos e buscando o bem-estar físico e mental. Sendo assim, os procedimentos estéticos servem para ajudá-los na construção e no aumento constante da autoestima.
Lembrando sempre que a busca por uma face harmoniosa não pode representar riscos para a saúde geral das pessoas. Por isso é de fundamental importância que o profissional, que vai realizar os procedimentos, tenha um notório conhecimento e prática desta especialidade da Odontologia.